Notícias

Amazônia Jazz Band apresenta concerto didático gratuito

Por Úrsula Pereira (SECULT)
16/09/2019 11h55

A Amazônia Jazz Band (AJB) apresentou, nesta segunda-feira (16), das 16h às 17h, no Theatro da Paz, um Concerto Didático gratuito, com regência do maestro Nelson Neves. A realização foi do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, em parceria da Academia Paraense de Música (APM).

Estiveram presentes cerca de 470 alunos do curso de Ciência da Religião e Pedagogia da UEPA e mais sete escolas de ensino fundamental e médio: Centro Educacional Sesc Castanhal; EMEF Nelson pereira Dias, também de Castanhal; EEEFM Cristo Redentor; Núcleo Educacional Educar e Crescer; EEEFM Profº José Valente Ribeiro, de Ananindeua; Associação Cultural e Social de Curuçá ADES, de Curuçá; e Escola Abel Martins, de Mosqueiro.

Os estudantes conheceram de perto a formação e o funcionamento de uma banda de jazz, os instrumentos, repertório e atuação do maestro, com momentos de interação com o regente e os integrantes da big band.

"É a primeira vez que venho ao Theatro e parece um castelo de tão lindo. O maestro convidou a gente para voltar e no próximo concerto minha mãe vai me trazer", declarou animada Sophia Nascimento, de 9 anos.

Para este dia de aula no palco, o repertório foi adaptado para potencializar o aprendizado e despertar a curiosidade dos alunos. "Vamos tocar 'Funky cha cha', música latina de Arturo Sandoval, ‘Don’t Stop 'Til You Get Enough’, do rei do pop Michael Jackson; ‘Brooklyn High’, samba de Nelson Faria, entre outras. Aproveitamos para tocar um repertório bem acessível, popular e eclético, com músicas famosas, nacionais e internacionais. Então, ocorrerá uma grande interação, eles participam com muita energia", comenta Nelson Neves.

O maestro acredita que este modelo de concerto “é fundamental principalmente para alunos de escolas públicas, seja para oportunizar o acesso ao Theatro da Paz, seja para criar um vínculo e uma identidade com o teatro, com os músicos, mas também para a formação de platéia”, defende, acrescentando que esse estilo de concerto aproxima a Jazz Band de um novo público, mais jovem, que pode repente se interessar pela carreira de músico ou virar grande apreciador da arte e da música.

Serviço: Amazônia Jazz Band (AJB) apresenta Concerto didático para cerca de 470 alunos da UEPA e mais sete escolas de ensino fundamental e médio, no Theatro da Paz, nesta segunda-feira (16), de 16h às 17h. A entrada é franca.