Sistema Integrado de Museus e Memoriais abre a 13ª Primavera dos Museus

Por Úrsula Pereira (SECULT)
23/09/2019 13h58

Programação ocorre até o próximo domingo, em diversos espaços de Belém.A 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre 23 e 29 de setembro em Belém, abrange os museus ligados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e nesta edição envolverá ainda mais o público na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. O tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, convida os visitantes a experimentar um novo olhar, explorando os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos aos quais as coleções e as estruturas são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

De acordo com Armando Sobral, diretor do SIMM, durante uma semana os museus estarão com entrada gratuita e portas abertas para que a sociedade tenha a possibilidade de conhecer os acervos e as atividades que os museus desenvolvem na preservação e conservação da memória coletiva da sociedade. “Alguns tem a ideia de que museus são grades prédios parados no tempo e essa é uma visão que precisa ser desconstruída, pois aqui o trabalho é duro, sistemático e diário para e resguardar um material rico que pertence a memória de cada um de nós”, afirmou.

Para a Secretaria de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, esta é mais uma ação que pensa uma cidade para pessoas, com democratização e estímulo ao acesso de todos aos bens culturais. “Belém tem equipamentos museais muito importantes, e um acervo histórico riquíssimo. Promover o diálogo entre o patrimônio arquitetônico, as novas dinâmicas urbanísticas e a extroversão e difusão do acervo de nossos museus é pensar a cidade em suas dimensões culturais, turísticas e econômicas. É promover a discussão de novos modelos de desenvolvimento e cidadania cultural”, finalizou.

Para a secretária Úrsula VIdal, a programação promove a discussão de novos modelos de desenvolvimento e cidadania cultural.

Programação - A 13ª edição da Primavera dos Museus - iniciativa que acontece em todo Brasil - é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, no Pará, a realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A programação começa com o Troca –Troca de Leitura - que iniciou na segunda-feira (23) e vai até domingo (29) - no Museu de Arte Sacra. Nesta terça-feira (24), iniciam também três oficinas que vão até domingo (29): às 10 horas “Um Olhar Sobre a Paisagem Patrimonial e a Cidade”, sessões de pintura na varanda do Forte do Presépio; às 14 horas é a vez da oficina “Montagem de Maquetes do Patrimônio Histórico de Belém”, no Café do Museu de Arte Sacra e às 15 horas “Carimbos Gravados a Partir das Cerâmicas Marajoara e Tapajônica”, na Varanda do Forte do Presépio.

Às 18 horas inicia a mesa-redonda “Curadoria, exposições e educação patrimonial: inter-relações culturais para o turismo”, no Miniauditório do Museu de Arte Sacra. Na mesa estará a professora Janice Lima, professora Renata Godoi, o técnico em gestão cultural Nilson Damasceno e SanChris Santos, diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, mediando o debate sobre a função da curadoria, exposições e educação patrimonial na inter-relação entre cultura e turismo.

Às 18h30 será exibido no Museu de Arte Sacra, o vídeo “Pesquisa, Educação e Documentação em Museus”, que aborda as práticas sobre os museus do SIM/SECULT, com imagens e textos dos bastidores, mostrando as atividades realizadas pelos setores internos – Restauro, Documentação, Educação e Montagem.

23 a 29 (Segunda a Domingo)
10h às 17h – Troca - Troca de Leitura
Museu de Arte Sacra – Biblioteca Antônio Landi

24 a 27 (Terça a sexta)

10 às 12h - Oficina “Um Olhar Sobre a Paisagem Patrimonial e a Cidade” – Sessões de pintura
Ministrante: José Francisco (Servidor do Museu do Forte)
Local: Forte do Presépio Varanda/área interna central

24 a 27 (Terça a sexta)
14h às 17h - Oficina “Montagem de Maquetes do Patrimônio Histórico de Belém”
Ministrante: Nilson Damasceno
Local: MAS - Café do Museu

15h às 17h - Oficina “Carimbos Gravados a Partir das Cerâmicas Marajoara e Tapajônica”
Ministrantes: Georgina Lobato e Carolina Pinheiro
Local: Forte do Presépio - Varanda

18h - Mesa-redonda: “Curadoria, exposições e educação patrimonial: inter-relações culturais para o turismo”
Local: Miniauditório do Museu de Arte Sacra
Participantes:
- Janice Lima (Docente e Coordenadora do MABE)
- Renata Godoi (Docente de Pós-Graduação em Antropologia do Turismo/UFPA)
- Nilson Damasceno (Técnico em Gestão Cultural/MEP/SIM/SECULT)
- Mediação: SanChris Santos (Docente, Diretora do Espaço Cultural casa das Onze Janelas/SIM/SECULT)

Reflexão sobre a função da curadoria, exposições e educação patrimonial na inter-relação entre cultura e turismo.

23 a 29 (Segunda a Domingo)
18h30 - Exibição do vídeo institucional com o tema “Pesquisa, Educação e Documentação em Museus”
Local: MAS
Vídeo abordando as práticas sobre os museus do SIM/SECULT, com imagens e textos dos bastidores, mostrando as atividades realizadas pelos setores internos – Restauro, Documentação, Educação e Montagem.