Notícias

Orquestra Jovem é atração no terceiro dia do Fimupa

Por Úrsula Pereira (SECULT)
03/06/2019 17h14

A programação do 32° Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) entra, nesta terça-feira (4), no terceiro dia de apresentações. A agenda será aberta com a Orquestra Jovem Vale Música, que receberá, no palco, o renomado harpista russo Sasha Boldachev. A apresentação ocorre às 20h30, no Theatro da Paz.

O regente será o maestro Silvio Viegas, que se apresentou na abertura do Festival. Ele é o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do "Palácio das Artes", e professor de regência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com o maestro, os jovens do Vale Música tem uma grande oportunidade nas mãos.

"O projeto é um dos mais incríveis que conheço. É algo digno de reconhecimento internacional. A garotada que participa tem uma oportunidade única de aprender música e a tocar um instrumento, colocar este conhecimento em prática e abrir a possibilidade de uma carreira profissional. Os meninos e meninas que tocam na orquestra são cheios de vida, de energia, atentos e abertos para aprender, e estão cada dia mais qualificados e preparados", afirma.

Sobre a experiência de tocar em Belém, ele conta que sempre se sente muito bem recebido. "Amo esta cidade e as pessoas daqui. Belém é cheia de atrativos, desde sua culinária às suas belezas naturais. O Theatro da Paz é um dos mais lindos teatros do mundo e com uma das melhores acústicas que conheço. Belém não deve nada a nenhuma outra capital do Brasil. Quando venho aqui me sinto em casa e quando saio, vou com o desejo de voltar em breve", disse animado.

O trabalho de Silvio Viegas tem ocupado uma posição de grande destaque junto ao público e crítica no Brasil. Como convidado, esteve à frente da Orquestra da Arena de Verona, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Burgas (Bulgária), Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria), Orquestra do Algarve (Portugal), Sinfônica Brasileira (OSB), Teatro Argentino de La Plata (Argentina), Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Sinfônica do Paraná e Sinfônica do Teatro São Pedro (SP).

O solista da noite, o compositor e harpista Sasha Boldachev é um jovem músico que toca desde os quatro anos de idade. É reconhecido pelo talento ao tocar a harpa, um dos instrumentos mais antigos. Viegas conta que se surpreendeu com o talento do harpista.
"Fiz pesquisa e vi que era um dos maiores harpista da atualidade. Trata-se de um jovem de apenas 29 anos, mas com grande maturidade artística e humana. Nossa relação musical foi ótima desde o primeiro compasso e estou ansioso pelo concerto que faremos".

Quem também está ansioso é o aluno de oboé Pedro Lins, 15, que integrará a orquestra. Ele afirma que, "é muito bom e gratificante participar, pois é um reconhecimento importante e demonstra o quanto a música me torna capaz", afirmou.

O Fimupa é realizado pelo governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Fundação de Telecomunicação do Pará (Funtelpa), Fundação Amazônica de Música (FAM), Imprensa Oficial do Estado, Secretaria de Comunicação, além dos Shoppings Grão Pará, Boulevard e Parque Shopping, com patrocínio do Banpará.

Terça-feira (4)

Sala Ettore Bosio, às 12h
• Concerto Quaternura
- Entrada Franca

Igreja de Santo Alexandre, às 18h
• Quarteto Radamés
- Entrada Franca

Theatro da Paz, às 20h30
• Orquestra Jovem Vale Música
- Maestro: mineiro Silvio Viegas
- Solista: harpista russo Sasha Boldachev
- Ingresso R$ 2

Serviço:
O XXXII Festival Internacional de Música do Pará ocorre até o dia 9 junho, no Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bosio (IECG)e Sala Augusto Meira Filho (FAM). Os ingressos para os concertos no Theatro da Paz serão disponibilizados no dia do evento, às 9h, na bilheteria do TP e custarão R$ 2. Nos demais espaços, a entrada é franca.