Pautas

Governo do Pará entrega Parque Cemitério Soledade nesta quarta-feira (11)

Por Iego Rocha (SECULT)
09/01/2023 10:51
Abertura: 11/01/2023 17:00
Encerramento: 11/01/2023 19:00
Local: Parque Cemitério Soledade
Endereço: Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos
Contatos: Iego Rocha /Ascom Secult: (91) 98023-6473

Após receber ações de reconstrução e restauração, o Cemitério da Soledade será entregue nesta quarta-feira (11), às 17h, um dia antes do aniversário de fundação de Belém. Os trabalhos de restauro dos túmulos ainda devem seguir por tempo indeterminado, por exigirem cuidados especiais de preservação. A obra foi uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação, da Universidade Federal do Pará (Lacore/UFPA). 

Com um investimento estimado em cerca de R$ 16 milhões, o novo Parque Cemitério Soledade recebeu restauro em toda a estrutura funerária, obras na parte hidráulica e elétrica, a criação de uma nova entrada voltada para a travessa Doutor Moraes, a construção de calçamentos com acessibilidade, banheiros, área para administração, iluminação e paisagismo. A capela, o muro e o pórtico de entrada receberam nova pintura.

O espaço abrigará um museu, ações culturais e de educação patrimonial, uma área expositiva na capela e informações expográficas.

Sugestão de entrevistados: 

Helder Barbalho - governador do Pará
Bruno Chagas - secretário de Estado de Cultura do Pará