Nesta terça-feira (30), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e seu Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), lançará a cartilha “Parque Cemitério Soledade: a celebração da memória”, em um encontro no Parque, às 8h30. Em seguida, a programação tem continuidade com um seminário, às 9h30, no Auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola.
A ação é resultado do Programa de Educação Patrimonial “Diálogos com o Patrimônio”, que teve início em julho de 2022 e atuou na obra de restauração e revitalização do espaço. O trabalho foi desenvolvido pela equipe de Arqueologia e Projetos da Secult, em parceria com a Faculdade de Conservação e Restauro da UFPA.
A primeira mesa do dia, “Cemitério Parque Soledade: sítio histórico e potencial para a cidade", contará com os professores Jane Beltrão, Jackson Oliveira, André Rendeiro e Raquel Ferreira, com mediação de Sabrina Campos.
A segunda mesa, “Fé, Arte e Cultura em espaços cemiteriais”, começará às 10h30, com Judá de Almeida, Idanise Hamoy, Babalorixá Fernando Rodrigues de Ogum e Jonn Noir, com mediação de Larisse Rosa, no Memorial do Palacete Faciola. Além disso, às 11h30, o coquetel de lançamento da publicação, com Fotovaral da Educação Patrimonial, encerrará a programação.