O projeto “Arte na Avenida: Conexão São Paulo – Amazônia”, que une arte e sustentabilidade, desembarca em Belém neste sábado, 5. A capital do Pará foi a escolhida para receber a primeira edição fora de São Paulo da renomada exposição ao ar livre, que será realizada em Belém até 9 de setembro, na Avenida Visconde de Souza Franco, do Porto Futuro até a Senador Lemos. A abertura ocorre às 9h.
A exposição é uma iniciativa do movimento Novo Acordo Verde (Nave), apoio do Governo do Pará, através da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura de Belém. O patrocínio é do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (CCBB-SP), Governo Federal e Ministério da Cultura.
Ao longo da Doca, serão apresentadas 24 obras de arte impressas em lona e estruturadas em painéis metálicos, produzidas por artistas como Roberta Carvalho, Moara Tupinambá e o cartunista Caco Galhardo. A produção fica a cargo da Fervura no Clima e da Maná Produções, com curadoria de Baixo Ribeiro e Mariana Martins.
A exposição, vista por cerca de 45 milhões de pessoas em São Paulo, promete trazer inovações em sua edição paraense, com o foco no cuidado do planeta, das pessoas e da democracia. A diversidade de artistas e a visão de paz expressa pelas obras são destacadas pelo presidente do Nava, Pedro Henrique de Christo, e por André Guimarães, da Maná Produções.
Sugestão de entrevistados:
Ursula Vidal - Secretária de Estado de Cultura do Pará
André Guimarães - Maná Produções