Em alusão ao Dia do Arquivista, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Arquivo Público do Estado do Pará, em parceria com a Associação dos Arquivistas do Estado do Pará, realizará uma mesa redonda no Auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, às 18h30, na próxima segunda-feira (16).
Com o tema “O Contexto Arquivístico Atual no Pará e as Pautas em Prol do Arquivista: Contribuições para a COP 30”, a mesa vai promover debates sobre a importância da profissão de arquivista e da contribuição de instituições como o Arquivo Público do Estado na salvaguarda de documentações históricas.
“A mesa redonda tem o intuito de lembrar do profissional fundamental na gestão da informação de organizações públicas e privadas. Além de discutir o panorama do campo da arquivologia no Estado do Pará, será uma ótima oportunidade de projetar planos para a COP 30 dentro da área da ciência da informação”, afirma o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii.
O evento terá como palestrantes a professora Renata Furtado, da Faculdade de Arquivologia da UFPA, e Cristian Mayko da Costa, diretor do Arquivo Central da UFPA. A mediação será feita por Lucas Monte Verde, presidente da Associação dos Arquivistas.