Pautas

Secult lança livro sobre Palacete Faciola nesta segunda-feira (6)

Por Juliana Amaral (ASCOM)
06/11/2023 15:10
Abertura: 06/11/2023 18:00
Encerramento: 06/11/2023 19:30
Local: Centro Cultural Palacete Faciola
Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 138
Contatos: Iego Rocha: (91) 98023-3174

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lança nesta segunda-feira (6), às 19h, o VI livro da Série Restauro. O volume é dedicado ao Palacete Faciola, que há pouco mais de um ano foi integralmente restaurado e requalificado pelo Governo do Estado, via Secult. O lançamento ocorre no próprio Faciola, em meio à programação do Preamar do Patrimônio. 

Com mais de 300 páginas, o livro é um arcabouço de informações textuais e visuais. Ele foi baseado nos pesquisas feitas durante o processo de restauro do casarão e que receberam subsídios na execução da obra literária por vestígios materiais encontrados durante a obra física, além de dados fornecidos pelos autores do texto. 

A coordenação e a organização são da professora Jussara Derenji, que também contribui com os textos do livro, junto com Karina Moriya, Luciano Migliaccio e Renata Martins. A pesquisa documental é do Laboratório Virtual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Secult é a editora e assina a criação e a produção.

Palacete Faciola

Fruto de um investimento de R$ 24 milhões, o Centro Cultural Palacete Faciola completou 16 meses de funcionamento, após as obras restauro. Neste período, já recebeu cerca de 40 mil visitantes, com uma média 2,4 mil pessoas por mês. Já foram realizados mais de 100 eventos, entre simpósios, mostras de cinema, fóruns, circuitos, festivais e outros. 

Desde a sua entrega, em junho, o espaço abriga o Museu da Imagem e do Som, que já recebeu mais de 20 mil pessoas. A abertura foi com a exposição da Maquete do Fórum Land, que ficou até maio de 2023. Desde agosto deste ano, o MIS apresenta a exposição "Eneida Simplesmente", uma homenagem à idealizadora do Museu.

SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:
- Bruno Chagas - secretário adjunto de Cultura
- Jussara Derenji - coordenação e a organização do livro.