Projetos e Ações

Obras e reformas

Estação Cultural de Icoaraci
A Secretaria de Estado de Cultura reabriu em agosto de 2020 a Estação Cultural de Icoaraci, antiga Estação Pinheiro, como novo espaço da cultura icoaraciense com uma exposição e feirinha de alimentos e artesanatos. A Estação Cultural foi entregue com cozinha, salas para prática artística e de administração, palco, camarim, banheiros e nove barracas para a feirinha.

Palacete Faciola
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) já começou a primeira fase do processo para as obras de restauro, revitalização e requalificação do Palacete Faciola. A obra está orçada em R$ 15.940.000,00 e deve ser entregue em 25 meses, abrigando a nova sede do DPHAC e do Museu da Imagem e do Som.




Memorial da Cabanagem
Em agosto de 2020, a Secult entregou mais uma etapa das obras de restauração do Memorial da Cabanagem. Agora, o espaço conta com área administrativa; banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, de guarita com copa e banheiro para os guardas, além do projeto luminotécnico e intervenção paisagística que já havia sido entregue em janeiro do mesmo ano.

Restauração do acervo do Memorial do Porto
O Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), órgão ligado à Secult, é o responsável pela restauração de diversos itens do Memorial do Porto, feita no mês de setembro.


Parque Urbano Belém Porto Futuro
Em agosto de 2020, a Secretaria de Estado de Cultura assumiu a gestão do Parque Urbano Porto Futuro, que abriu ao público para visitação o mais novo espaço de cultura, turismo, esporte e lazer da capital paraense.

Museu do Marajó
A Secult assinou um Termo de Comodato que transfere temporariamente a administração e salvaguarda do Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari, ao Sistema Integrado de Museus (SIMM), por 36 meses (três anos), que vai viabilizar a reconstrução do espaço. O museu foi idealizado pelo padre Giovanni Gallo em 1972 e conta com cerca de 5 mil peças de cerâmica, que preservam a história e a memória do povo marajoara.

Theatro da Paz

As obras iniciadas em novembro de 2020, orçadas em R$2.997.355,50, buscam solucionar problemas decorrentes da ação do tempo, por meio de licitação pública, com previsão de entrega para junho de 2021 (6 meses). Os serviços contratados incluem revitalização da fachada, pinturas internas e pinturas especiais, reforma do forro, reforma e limpeza de pisos, das instalações elétricas, tratamento de esquadrias, revitalização completa de banheiros e vestiários, do sistema de proteção contra incêndio e outros serviços especiais.

Mais Projetos e Ações