Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é declarada patrimônio cultural e imaterial do Pará

O evento, que este ano chegará a sua 27ª edição, ganhou o reforço das vozes da cultura regional e se consolidou como o maior evento literário da região Norte
Por Amanda Engelke (ASCOM)
03/04/2024 15h42

O governador Helder Barbalho sancionou, na última terça-feira (2), a Lei 10.441/2024, que declara a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará. O projeto é de autoria do ex-deputado Márcio Miranda, e foi colocado em pauta e aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepa) no último dia 5 de março. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3).

A Feira oferece programação variada e conta com total adesão do público

A Feira Pan-Amazônica do Livro é considerada o maior evento literário do Norte do Brasil. A primeira edição ocorreu em 1996, no espaço do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), e em 2019 o evento foi ampliado com o espaço dedicado às Multivozes. Naquele ano, a Feira recebeu mais de 410 mil pessoas e vendeu 805 mil livros. A valorização dos escritores locais também ficou em evidência, com cerca de 54 mil livros vendidos.

Superação de metas - Na última edição, em 2023, a Feira bateu um novo recorde: foram mais de 107 mil visitantes em um dos dias da programação. O número é o mais alto já registrado, em apenas um dia, em todas as edições. Naquele ano, que marcou a 26ª edição, foram 450 mil visitantes, mais de 2 mil empregos gerados e venda de 720 mil livros, movimentando R$ 18 milhões em negócios ao longo de nove dias.

Ursula Vidal, titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), avalia que a declaração como patrimônio cultural e imaterial é um reconhecimento à importância da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes tem como política pública de valorização do livro e da leitura na formação da cidadania plena, dos processos criativos e da consciência crítica, necessária à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

“As multivozes presentes na programação, a cada ano, também reafirmam o compromisso do Governo do Pará com a pluridiversidade de nossas matrizes identitárias, e com a vocação da Feira de ser um espaço aberto para diálogos e diferentes perspectivas culturais e literárias”, destaca Ursula Vidal.

Descentralização - Em 2023, ainda como parte da política de descentralização e fomento à leitura, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes ganhou novas parcerias com as prefeituras do interior. Naquele ano, foi realizada pela primeira vez a Festa Literária no município de Cametá, na Região de Integração Tocantins. A ação também ocorreu em Santarém, no Baixo Amazonas, e em Bragança, na Região do Rio Caeté.

Além disso, a Secult, responsável pela execução da Feira, também deu apoio a feiras realizadas em municípios do interior. A pasta correalizou, no ano passado, a Festa Literária de Castanhal, na Região Metropolitana, e a V Flix (Festa Literária Internacional do Xingu), no município de Altamira.

Homenagens em 2024 - Este ano, prevista para ocorrer no segundo semestre, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chega a sua 27ª edição, tendo como homenageados o escritor Antônio Juraci Siqueira e a mestra de cultura popular Iracema Oliveira.

O anúncio dos nomes, como de costume, foi feito no último dia do evento em 2023. Juraci Siqueira representará a literatura, e Iracema, guardiã de pássaro junino, as multivozes da cultura paraense.