Encontro na Casa debate o corpo sob a perspectiva de dois artistas nacionais

04/08/2021 15h15 - Atualizada em em 04/08/2021 19h03

Com o tema "Corpo do lugar não lugar", o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre as ações do segundo semestre do Encontro na Casa, nesta sexta-feira (06), às 17h30. A iniciativa do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) terá a participação dos artistas Henrique Motagne e Thales Frey, com mediação de Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), e será transmitida ao vivo pelo canal da Secult Pará no Youtube.

De acordo com Sanchris Santos, diretora da Cojan e organizadora do encontro, será um diálogo visando o compartilhamento de conhecimentos, novas ideias e relatos de experiências dos artistas, focando na exposição ‘Suaves Brutalidades’, montada na Casa das Onze Janelas até 30 de agosto. "Essa conversa trata da relação sensível-perceptiva de Henrique Montagne e Thales Frey, numa perspectiva poética autobiográfica, caracterizando uma das faces da arte contemporânea. Nesse contexto, o artista é o narrador e sujeito de sua produção, tendo como ponto de partida a relação estreita entre sua autobiografia e seu trabalho”, pontua a diretora.

A exposição ‘Suaves Brutalidades’, de Henrique Montagne, faz uma reflexão do cenário da década de oitenta até os dias atuais. Segundo o artista, ela busca debater sobre o corpo dentro da arte contemporânea e suas aproximações em torno da arte e da vida, refletindo sobre gênero, amores e afetividades. “Com isso, mostra referências, atravessamentos e trabalhos de artistas queer brasileiros e estrangeiros, também trazendo o contexto do HIV/ Aids e a história da arte queer do período”, explica Henrique.

Tales Frey é um artista transdisciplinar que vive entre Porto e São Paulo e atua também como curador independente. Ele já apresentou trabalhos em diversos eventos e instituições nacionais e internacionais. “Para além da abordagem sobre a poética visual do Henrique Montagne e o seu interesse por múltiplas expressões artísticas, esse encontro virtual será uma excelente oportunidade para contextualizarmos a exposição numa relação com a atualidade sociopolítica brasileira, uma vez que ‘Suaves Brutalidades’ passou por um cancelamento até ser finalmente acolhida”, comenta o artista.

Serviço:
Encontro na Casa - "Corpo do lugar não lugar"
Data: 06/08 (sexta-feira), às 17h30
Transmissão ao vivo pelo canal da Secult Pará no Youtube