Recital lírico e exposição Ópera Viva recepcionam visitantes no Theatro da Paz

Música, figurinos e elemento da cultura popular integram a programação de reabertura da principal casa de espetáculos do Pará
26/08/2021 14h44 - Atualizada em em 17/09/2021 14h10

Com a professora Ana Maria Adade ao piano, alunos do Curso de Formação de Ópera se apresentaram no palco do foyerO público que visitou o Theatro da Paz nesta quarta-feira (25) teve a oportunidade de mergulhar no universo da ópera, com a apresentação dos alunos do III Curso de Formação em Ópera e a exposição “Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”, patrocinada pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). As apresentações de canto lírico foram divididas em três sessões, no foyer do TP, onde foi instalado o novo piano de cauda, que ficará permanentemente no espaço. A programação de reabertura da principal casa de espetáculos do Estado é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), direção do Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

A exposição, que segue até 31 de outubro, apresenta 20 figurinos de óperas encenadas no TP nos últimos 20 anos, vestidos em manequins feitos de miriti. Quem visitar o local poderá apreciar as peças flutuando, enquanto partituras de óperas são posicionadas acima delas, simbolizando a leveza da música, além de acessar via QR Code o catálogo com todos os detalhes de cada item do acervo.

"Para comemorar os 20 anos do Festival de Ópera nada melhor do que dar uma pequena amostra da grandiosidade de tudo que já passou por essa casa. Escolhemos relacionar essa arte com um material que é muito presente no cotidiano dos paraenses. O miriti é forte, resistente, e ao mesmo tempo traz essa leveza, misturando o luxo do figurino de ópera e o popular neste teatro centenário", ressaltou a idealizadora da exposição e diretora de Produção do Theatro da Paz, Nandressa Nunez.

De acordo com a diretora, da equipe que trabalhou na montagem cerca de 90% são mulheres, entre elas Rose La Roque e Glauce Rocha, cenógrafas responsáveis pela escolha do miriti. "O objetivo era dar uma ideia de que os manequins estavam levitando, e o miriti tem essa vantagem de ser leve e, ao mesmo tempo, forte; sustenta praticamente qualquer peso. O resultado dessa mistura é incrível. Esse trabalho é muito especial porque está aqui fazendo parte da reabertura do Theatro da Paz. Tudo foi feito com muito amor e dedicação. Esperamos que todos gostem", disse Rose La Roque.

Luxo e leveza marcam a Exposição Ópera Viva, com figurinos dos espetáculos operísticos expostos em manequins de miriti

Emoção

O curador da exposição, Nilo Nunez, destacou a presença das partituras como um dos elementos mais importantes da composição da mostra. "São obras reais de grandes óperas caindo sobre esses grandes personagens. É isso que a música faz para nós: transporta, eleva, é um sentimento. É uma coisa abstrata, que proporciona uma emoção fantástica", definiu Nilo Nunez.

Reafirmando o apoio e fomento à cultura paraense, o Banpará é o patrocinador da exposição. Para o diretor administrativo do banco, Paulo Arévalo, incentivar projetos culturais no Estado é uma das missões mais importantes da instituição. "Essa exposição vem para coroar um momento muito importante de reabertura de um dos maiores patrimônios culturais do Pará, que é o Theatro da Paz. Seria impossível que o Banpará não fosse parceiro de um projeto tão importante, tão ímpar para nossa cultura. Ficamos muito felizes com o resultado", afirmou.

Canto lírico

Durante a programação, o conceito de ópera viva da mostra foi retratado em três sessões de canto lírico, executadas por alunas e alunos do III Curso de Formação em Ópera do Theatro da Paz, acompanhados ao piano pela professora Ana Maria Adade.

O diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, destacou o novo piano de cauda, adquirido exclusivamente para a reinauguração do foyer, e o palco, que estava desativado e foi reincorporado à sala. "Ele foi revitalizado e agora compõe este espaço que será reaberto à população periodicamente com consertos de câmara. Hoje eles já fizeram parte do cenário junto com a exposição Ópera Viva. Ambas as programações estão tanto dentro de reabertura do teatro quanto na programação do Festival de Ópera", informou o diretor.

O público volta ao Theatro da Paz em grande estilo, assistindo a apresentações de canto lírico

“Dentro da arte”

A soprano Ione Carvalho, uma das alunas do curso, disse que, para ela, retornar a um teatro após mais de um ano afastada pela pandemia de Covid-19 é uma experiência totalmente nova. "Cantar aqui traz muita adrenalina, um misto de emoções que eu nunca tinha sentido. E hoje o que está acontecendo é realmente uma ópera viva, porque nós estamos no meio do público de uma forma muito mais próxima. Eu me sinto recompensada porque nós estudamos tanto para apresentar o nosso melhor às pessoas, e o retorno que elas estão nos dando é maravilhoso", frisou a artista.

Vozes, figurinos, cenário, tudo encantou a estudante de Design Débora Silva, que visitou o TP e assistiu a uma apresentação de canto lírico pela primeira vez. "Eu me arrepiei do início ao fim. Você vê o detalhe e o cuidado com que tudo foi feito. Cada vez que a professora Ana Maria tocava o piano era uma explosão diferente no coração. Estar no Theatro da Paz é uma experiência já do primeiro degrau que você sobe, porque ele é uma volta ao passado. Você vê tudo muito preservado, as estatuetas, os espelhos, as paredes. É como se a gente estivesse dentro da própria arte", resumiu.

Exposição Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Período: 25 de agosto a 31 de outubro de 2021

Visitação das 9h às 15h até 31 de agosto, e das 9h às 17h a partir de 1° de setembro