Secretaria de Estado de Cultura (Secult) avança na qualificação técnica para o Museu do Marajó

III Módulo do Curso de Formação Técnica está em andamento em Belém, capacitando alunos em curadoria, restauro, entre outras qualificações
22/09/2021 10h15 - Atualizada em em 22/09/2021 10h22

Alunos do Curso de Formação Técnica selecionados no Edital do Museu do Marajó estão em Belém para participar do terceiro módulo do programa de qualificação, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). A ação iniciou nesta segunda (20) e se encerra na tarde de hoje (21), e tem o objetivo de apresentar aos participantes as coleções, a estrutura de organização dos setores de documentação, restauro, curadoria e educação do SIMM, as reservas técnicas e o modelo comunicação das exposições.

Os cinco alunos do curso participaram de uma palestra sobre o trabalho da Coordenação de Educação e Extensão do Sistema Integrado, seguida de uma visita à exposição e ao setor de Documentação. “Nesse primeiro momento, vamos falar sobre como são feitas as mediações, agendamentos, como é feito o trabalho com as instituições de ensino. Vamos compartilhar a experiência do setor de educação com as instituições de ensino públicas e particulares. Esperamos contribuir com o aprendizado deles e enriquecer ainda mais o trabalho que será realizado no Museu do Marajó”, pontuou o coordenador de Educação e Extensão, Raimundo Calandrino.

Na sequência, os participantes foram levados em uma visita ao Museu do Encontro, ao Museu do Círio e às exposições do Prêmio Diário de Arte Contemporânea. Para esta terça-feira (21), estão previstas ainda visitas aos museus, reservas técnicas e exposições, além de uma palestra sobre projetos de economia criativa.

O diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Armando Sobral, informou que o quarto e último módulo será realizado no mês que vem. "A última abordagem da programação será sobre educação museal em outubro, e esse terceiro módulo agora prevê uma vivência, uma imersão desse grupo nos equipamentos que integram o SIMM. É uma oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, como os setores atuam e como se desenvolve o serviço educativo de difusão e salvaguarda dos seus acervos. Isso é muito importante para quem pretende atuar no campo da museologia e, como um grupo que vem se qualificando ao longo dos últimos meses e que pode se tornar o corpo técnico do Museu do Marajó, é fundamental que eles tenham essa vivência prática nos museus", ressaltou o diretor.

Para o estudante David Ferreira, de Cachoeira do Arari, essa experiência marca também o primeiro contato com os museus do Estado. “Espero conhecer tudo que eu não conheço ainda, não só os outros museus, mas também os setores e acervos. O Museu do Marajó faz parte da minha vida desde sempre, eu participava das palestras, cursos e eventos que eram realizados e tenho até hoje a minha carteirinha de visitante. Por isso, estar aqui hoje participando de uma ação voltada para o museu é muito importante", disse.

O biólogo Hitalo Melo, classificou o curso como uma oportunidade de reencontro com o museu. "Eu morava no interior de Cachoeira do Arari e o acesso para nós era um pouco mais complicado. Hoje eu tenho a chance de conhecer muito mais, além de contribuir de uma forma que vai ser muito importante para o meu município. É a primeira vez que visito os espaços que vamos visitar hoje, vai ser bem interessante. Espero levar daqui muito mais conhecimento para poder repassar à comunidade", destacou.