Notícias

Secult realiza 1º Seminário Paraense de Políticas e Indicadores Culturais nesta sexta-feira, 30

Evento reúne especialistas e sociedade civil em debates, exposições e atrações culturais no Sesc Ver-o-Peso, em Belém
Por Juliana Amaral (ASCOM)
27/01/2026 10h32

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) promove, na próxima sexta-feira, 30, o 1º Seminário Paraense de Políticas e Indicadores Culturais, a partir das 15h30, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém. A iniciativa reúne gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil para debater os impactos das políticas culturais no estado, com destaque para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A primeira atividade do dia será a mesa “Políticas culturais e sustentabilidade”, às 16h composta pela secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, Alexandre Santini, representando a Fundação Casa de Rui Barbosa, Cristina Vasconcelos, superintendente do IPHAN no Pará, Vinícius Zavalis, diretor de programas sociais do Sesc, e mediação de Rose Norat, coordenadora do Laboratório de Materiais e Técnicas do Patrimônio Cultural da UFPA. 

Mais tarde, às 18h, a segunda mesa irá abordar o tema “Pesquisa sobre políticas e indicadores culturais no Pará” com a diretora de cultura da Secult, Tamyris Monteiro, Deia Palheta, conselheira Estadual de Pontos e Pontões de Cultura, Natasha Penna pela Semas e Elis Miranda, professora da Universidade Federal Fluminense. A mediação será feita pelo gerente da unidade Sesc Casa de Artes Cênicas, Enoque Paulino. 

O seminário surge como um espaço de diálogo e reflexão sobre os impactos das políticas culturais no estado. A ação reafirma o compromisso da Secult com a democratização do acesso aos dados e com a construção de indicadores que reflitam a real dimensão da economia criativa paraense. 

Além da análise técnica, o evento celebra a cooperação institucional através de uma parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição pública federal vinculada ao Ministério da Cultura. 
 
Exposição – Entre os destaques da programação está a mostra “Ecos do Xingu: Memória, Terra e Ancestralidade — Entre tramas e fazeres, a força dos povos Juruna e Arara da Volta Grande do Xingu”, apresentada durante a COP 30, na Green Zone e na Casa das Artes. A mostra foi realizada por meio do Laboratório de Materiais e Técnicas do Patrimônio Cultural (Lamtec/UFPA) e reúne fotografias da artista Walda Marques, com curadoria e produção geral da professora Idanise Hamoy e produção executiva da professora Rose Norat, coordenadoras do Lamtec e docentes do PPGPATRI/UFPA. A exposição conta com apoio do Governo do Pará e da Norte Energia.

A feira de Gastronomia e Cultura Alimentar, uma parceria com a Associação das Tacacazeiras e Comidas Típicas de Belém, estará em atividade durante toda programação. O Ofício de Tacacazeiras do Norte é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Para encerrar a primeira edição do seminário, o Grupo de Carimbó Sancari se apresenta às 19h30. 

Serviço:
1º Seminário Paraense de Políticas e Indicadores Culturais

Data: 30 de janeiro 
Hora: a partir das 15h30
Local: Sesc Ver-o-Peso. Boulevard Castilhos França, 522 e 523, Campina, Belém/Pará.

Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult