Notícias

Edição especial do Preamar Cabano celebra a Adesão do Pará

Por Josie Soeiro (SECULT)
16/08/2020 07h01

Foi sob os olhares curiosos dos moradores da comunidade da Vila São Francisco Xavier, em Barcarena, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), celebrou a Adesão do Pará com uma edição especial do Preamar Cabano. A programação contou com a exposição "Vozes da Cabanagem" e a exibição da videoinstalação "Revolução Cabana", no salão paroquial da Igreja de São Francisco Xavier, onde estão os restos mortais de um dos principais líderes da Cabanagem: o Cônego Batista Campos.

Segundo pesquisas e documentos históricos, a Adesão do Pará está diretamente ligada à Cabanagem, movimento popular que tomou Belém em 1835. "Essa data é muito importante para a história do Pará, porque é o dia em que a Província do Grão-Pará aceitou fazer parte do império do Brasil. Popularmente, a gente conhece como o dia da Adesão à independência, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que essa data também é extremamente importante para a Cabanagem. As pessoas geralmente não costumam ligar as datas históricas, mas os fatos que se sucedem após 15 de agosto vão culminar na Cabanagem, em 1835", explica o historiador e diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii.

A exposição trouxe documentos históricos de Barcarena sobre a Cabanagem, como a  cópia da Ata de Adesão e vários documentos relacionados às datas históricas. 

"Nosso intuito é sempre aproximar as pessoas da história da região, não só de Barcarena, mas do Pará, Belém e suas adjacências. Percebemos que comumente, a maioria das pessoas não conhece a trajetória do seu povo e de sua região. Com a mostra conseguimos refletir sobre o que foi o dia 15 de agosto, qual seu impacto, ligação com a Cabanagem e de que forma isso vai definir muito a história de Barcarena", destaca Leonardo Torii.

Para moradores da comunidade, como Ailton do Espírito Santo, a iniciativa da Secult cumpriu seu objetivo e concorda com o diretor do Arquivo Público. "A programação foi muito bonita e também cheia de informações importantes. Muitos de nós, moradores daqui, desconhecemos nossa história e ver os painéis, observar os documentos, e assistir à animação na noite de hoje chega até a nós emocionar, de saber que nossa comunidade tem uma história rica e importante, que a gente nem faz ideia. Que venham mais e mais eventos como este", destaca o visitante. 

O pároco, padre Milton Trindade, também elogiou a iniciativa. "Nossa Paróquia se sente muito agraciada em receber essa exposição que celebra a Adesão do Pará aqui na vila São Francisco, palco de articulação do movimento cabano. Essa iniciativa da Secult proporciona à comidade o resgate de sua própria história e motivar o nosso povo a lutar poe direitos, dignidade e justiça, assim como os cabanos. Acredito também que este seja só o início de outras parcerias que possam envolver nossa comunidade no resgate da memória", destaca o padre. 

A exposição "Vozes da Cabanagem" segue aberta, no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco Xavier até o  21 de agosto, no horário de 17h às 19h. A entrada é gratuita.