Notícias

Governo planeja segunda e terceira fases do Parque Urbano Belém Porto Futuro

Por Thaís Siqueira (SECULT)
24/08/2020 21h14

A segunda e terceira etapas do projeto Porto Futuro já estão em fase de planejamento. Em reunião nesta segunda-feira (24), o governador Helder Barbalho dialogou com representantes de secretarias estaduais e da Companhia Docas do Pará (CDP) para definir as próximas intervenções no espaço. Estiveram presentes a titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ursula Vidal, a secretária de Comunicação, Vera Oliveira, o secretário de Estado de Turismo, André Dias, juntamente com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, e Eduardo Bezerra, presidente da CDP.

"Estamos retomando uma discussão com o governo do Estado para desenvolver projetos de uso dos galpões que estão desocupados nesse local e transformá-los em área de entretenimento e lazer. Nosso intuito agora é juntar as fases dois e três do projeto Porto Futuro em uma só, desenvolvendo o estudo para o uso dos armazéns, bem como de uma residência oficial que a CDP tem em Miramar, na rodovia Arthur Bernardes", explicou o presidente da CDP, Eduardo Bezerra. 

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, não haverá a necessidade de intervenções estruturais grandes, por isso, a estimativa é que a segunda e terceira etapas sejam entregues ainda este ano. "O intuito é que possamos expandir a área do nosso Parque, que tem um espaço para atividade gastronômica, práticas esportivas e de lazer, e agora vislumbramos a possibilidade de planejar o uso desses armazéns para artesanato, memorial e outras iniciativas. São cerca de 10 galpões, dos quais, esperamos abrir três inicialmente, além de uma via que vai integrar o Porto Futuro a essa área, promovendo uma vista bem extensa para o nosso rio", disse.

Também presente na reunião, o secretário de Estado de Turismo, Andre Dias, avaliou o projeto como uma oportunidade de expandir o setor turístico em Belém. "É mais uma opção de lazer e contemplação, tanto para a população daqui, quanto para o turista que vem visitar a cidade. Isso aumenta a oferta de serviços, garantindo mais opções gastronômicas e culturais para a nossa capital".