Com apresentações adiadas por conta da pandemia, a 2ª Mostra de Teatro Nilza Maria será realizada de 24 de outubro a 1º de novembro. A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), é um tributo à atriz paraense de mesmo nome, com mais de 70 anos de carreira, que faleceu em maio. O dramaturgo Cláudio Barradas é o grande homenageado do edital 2020. Além de difundir pesquisas contemporâneas nas artes cênicas do Pará, a mostra foi criada para celebrar o Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março.
No edital lançado em fevereiro, 11 grupos teatrais foram selecionados e, a partir deste sábado, iniciam as apresentações online, por meio do canal da Secult no YouTube, diretamente de vários palcos da capital. Apenas nos espetáculos do Teatro Estação Gasômetro será permitida gratuitamente a entrada de até 100 pessoas. Este ano, cada selecionado recebeu o cachê de R$ 5.500, uma novidade em relação ao ano de 2019, quando o valor era de R$ 1.500 por projeto.
No próximo domingo (25), às 20h, o grupo Cuíra apresenta o espetáculo “Abraço”, no Theatro da Paz, em homenagem a Cláudio Barradas. “A trajetória do Cláudio no teatro e no cinema serve de inspiração a várias gerações. Como ator, ele é vigoroso, sua presença cênica é inigualável. Como diretor, Barradas sempre foi criativo, ousado, um mestre. ‘Abraço’ traz um texto ágil, profundo. A encenação valoriza a importância do dramaturgo e acompanhado da atriz do calibre de Zê Charone ganha ainda mais potência. Acho que é uma ótima homenagem do grupo Cuíra à grandeza desses dois atores”, considera o diretor de Teatro da Secult, Adriano Barroso.
“Tem sido um grande desafio manter minimamente o cronograma de programações culturais deste ano. Estamos fazendo um esforço muito grande para garantir essa grande homenagem a Nilza Maria, que nos deixou este ano, e também ao Cláudio Barradas, essa figura superlativa, tão significativa na história do teatro paraense” - Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.
De acordo com a titular da Secult, será garantida toda a segurança aos visitantes que forem prestigiar o evento. “Já no momento de retomada de algumas atividades possíveis, vamos garantir ao público algum contato com essa produção teatral em nosso Teatro Gasômetro, que é um espaço mais aberto, onde nós podemos manter o distanciamento com segurança. Esperamos proporcionar essa interação com os espetáculos, atores, atrizes e com o trabalho desses diretores e dramaturgos e disponibilizar nas plataformas digitais, para as próximas gerações, esse trabalho tão extraordinário e de tanto talento produzido pelos nossos profissionais das artes cênicas no Pará”, destaca.
Confira a programação completa
Os Inigualáveis Hermanos Silva e o Circo Provisório – Grupo Folhas de Papel
Data: sábado (24), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Ce Deus eco nois – Ana Marceliano e Ruber Sarmento
Data: domingo (25), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Grupo Cuíra – Abraço – Homenagem ao Cláudio Barradas
Data: domingo (25), 20h
Local: Theatro da Paz
Esperando Godot – Troupe Vira Rumos
Data: 26 de outubro (segunda-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Lúgubre – Cia Paraense de Potoqueiros
Data: 27 de outubro (terça-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
A vida, que sempre morre, que se perde em que se perca? – Grupo Gruta
Data: 28 de outubro (quarta-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
O Despejo – Cia. Thaetro
Data: 29 de outubro (quinta-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Reprises – Palhaços Trovadores
Data: 30 de outubro (sexta-feira), 20h
Local: Theatro da Paz
Escola de Passarinhos – Cleber Cajun
Data: 31 de outubro (sábado), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Solos do Marajó – Usina
Data: 31 de outubro (sábado),20h
Local: Theatro da Paz
Rir é o melhor remédio – Notáveis Clowns
Data: 1º de novembro (domingo), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Pinóquio - In Bust - Homenagem ao ator Claudio Barradas
Data: 01 de novembro (domingo), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique.